top of page

Linguística Aplicada à Língua Portuguesa

Oi, pessoal! É chegado o momento de você conhecer mais uma disciplina do curso de Letras. Seja bem-vindo à disciplina de Linguística Aplicada à Língua Portuguesa!

Afinal, o que é linguística? Em poucas palavras, a linguística refere-se à ciência que estuda a linguagem. O fundador (pai) da linguística moderna foi Ferdinand de Saussure, um estudioso suíço que contribuiu de forma inestimável para os estudos desta área de conhecimento. Este nome estará presente em muitas das suas leituras acerca da linguística. Que tal conhecer um pouco sobre ele?

Visualize os slides da disciplina e conheça os estudiosos desta área e algumas obras que muito nos ensinam sobre a linguística.

A linguística não é uma ciência recente. Já tem mais de sessenta anos. Em todo este tempo, muitos foram os estudiosos que dedicaram suas pesquisas para que esta ciência pudesse evoluir.

Que tal a leitura do texto: A Linguística ontem e hoje para conhecer um pouco mais sobre a evolução das pesquisas que envolvem esta temática? Assim, você poderá prosseguir com seus estudos com mais clareza.

Avaliação I - Linguística Aplicada à Língua Portuguesa (LET37)

1.Dentro dos estudos da linguagem, muitos são os conceitos desenvolvidos e trabalhados para poder explicar tanto a produção quanto a recepção da linguagem. Dentre estes conceitos, dois são de extrema importância para a compreensão da língua: são eles os conceitos de Langue e Parole. Suas definições fazem parte dos pressupostos teóricos fundados por Ferdinand de Saussure. Analise as afirmativas a seguir: I- A langue é constituída pelos sinais que estão depositados na memória. II- A langue só existe de modo completo na massa. Não se completa apenas no indivíduo. III- A principal função da langue é a comunicação. IV- De acordo com Saussure, a língua é a parte individual da linguagem. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a)As afirmativas I, II e IV estão corretas.

b)As afirmativas II, III e IV estão corretas.

c)As afirmativas I, II e III estão corretas.

d)As afirmativas I, III e IV estão corretas.


2.Sincronia e diacronia são estudos relacionados ao tempo. Sincronia é o estudo do recorte e diacronia é a análise através do tempo. Assim, é diacrônico tudo o que designa uma fase de evolução, tem duração no tempo e é dinâmico. É sincrônico tudo o que designa um estado de língua, é momentâneo, é estático, constitui um conjunto fechado e homogêneo de regularidades. Partindo disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A sincronia estuda os fenômenos linguísticos num determinado estado de sua evolução, seja no presente ou no passado. ( ) A diacronia estuda os fatos linguísticos em suas transformações através dos tempos. ( ) A diacronia tem interesse no sistema. ( ) A sincronia examina o modo como a língua funciona. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)F - V - F - V.

b)F - V - F - F.

c)V - F - V - F.

d)V - V - F - V.


3.Todas as palavras que possuem um sentido completo são chamadas, em linguística, de signos. O signo linguístico é composto por um significante e um significado. Ao observarmos uma palavra, percebemos que ela se constitui pelo conceito, pelo som e pela escrita, formando, assim, o próprio signo. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que exemplifica o significado e o significante:

a)Mandioca, aipim e macaxeira são diferentes significantes para o mesmo significado.

b)O objeto redondo utilizado para diversos esportes é o significante, e “bola” é o significado.

c)A palavra mar é o único significante existente para o significado "massa de água salgada que cobre a maior parte da superfície terrestre".

d)Na realidade, o signo apenas se estrutura pelo significante. O significado é opcional.

4.Sincronia e diacronia são estudos relacionados ao tempo. Sincronia é o estudo do recorte e diacronia é a análise através do tempo. Por exemplo: se um acadêmico do curso de Letras decide estudar os recursos linguísticos na literatura através dos séculos, está fazendo um estudo diacrônico. Agora, se ele resolve analisar apenas as obras referentes ao Trovadorismo, está fazendo um estudo sincrônico, ou seja, estudando uma parte do todo temporal. Partindo disso, analise as seguintes afirmativas: I- Os sons, as formas gramaticais, a sintaxe e o vocabulário são suscetíveis de considerações diacrônicas, ou seja, é possível, portanto, estudá-los ao longo do tempo, considerando sua evolução. II- É diacrônico tudo o que diz respeito às evoluções, ao considerarmos as transformações sem um determinado tempo. III- O estudo sincrônico não é possível sem um paralelo estudo diacrônico que lhe sirva de apoio. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a)As afirmativas I e II estão corretas.

b)As afirmativas II e III estão corretas.

c)Somente a afirmativa I está correta.

d)Somente a afirmativa III está correta.


5.O processo comunicativo encontra-se relacionado a três fatores: linguagem, língua e fala, porém vale dizer que um não é sinônimo do outro, pois, no âmbito dos estudos linguísticos, apresentam características que os diferenciam entre si. Sobre essa tríade, analise as seguintes afirmativas: I- A linguagem é representada por todo o sistema de sinais convencionais que permite a interação entre os seres, fazendo com que a comunicação se efetive de forma plena. Para tanto, temos a linguagem verbal e não verbal. II- Definimos língua como um sistema convencional regido por leis combinatórias, pertencente a um determinado grupo de indivíduos, como é o caso da língua inglesa, portuguesa, espanhola, italiana, francesa, entre outras. III- Já a fala, mesmo não tendo em vista que a língua é concebida como um organismo social engloba pessoas de modo coletivo. Dessa maneira, tem-se que as pessoas, munidas de todos os seus conhecimentos acerca do sistema convencional, expressam de modo amplo suas ideias. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a)As afirmativas II e III estão corretas.

b)As afirmativas I e II estão corretas.

c)Somente a afirmativa I está correta.

d)Somente a afirmativa III está correta.


6.A língua e a fala são diferentes para Saussure. Para ele, língua é o sistema, é o todo, engloba signos e é um evento social. Saussure também chama língua de “langue” (SAUSSURE, 1995). Já a fala é o uso individual, é a escolha de cada um, também chamada de “parole”. Saussure, porém, sempre deixou bem claro que o objeto de seus estudos era a língua e não a fala. Partindo disso, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

a)A norma permite o uso livre da língua, seja na fala ou na escrita.

b)A fala e a norma não permitem nem o uso da língua, nem o uso da fala, apenas dos jargões.

c)A fala é o uso concreto da parole, mesmo sem ser sancionado pela comunidade.

d)A língua é o conjunto de signos utilizado pelos membros de uma comunidade para comunicação e interação social.


7.A linguística é uma ciência relativamente nova que estuda a linguagem verbal humana. Ela é uma ciência, pois possui uma teoria e um método. Ferdinand de Saussure, em 1816, começou com o Curso de Linguística Geral, que na realidade foi uma obra póstuma, feita pela compilação de anotações de aulas dos alunos de Saussure. A linguística saussuriana se baseia nas quatro dicotomias, sendo elas: sincronia e diacronia, língua e fala, sintagma e paradigma, significante e significado. Sobre as dicotomias de Saussure, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Signo. II- Linguagem. III- Fala. IV- Linguística. V- Língua. VI- Norma. ( ) Estudo científico da linguagem humana - objeto de estudo de Saussure. ( ) É um conjunto de estruturas psíquicas que torna possível ao emissor traduzir a ideia que deseja expressar em um sinal manifesto, e que capacita o receptor a reconstituir a ideia a partir desse sinal. Ela é um código convencionado, isto é, coletivo. ( ) União do sentido com a imagem acústica, ou seja, significado + significante. ( ) Conjunto de realizações constantes e repetidas de caráter sociocultural, que diz respeito às comunidades e à diferença de fala. ( ) Sua aquisição não depende de maneira decisiva da expressão verbal, ou seja, ela é a gramática internalizada. ( ) Execução pelo indivíduo das potencialidades da língua, ou seja, na individualidade cada um movimenta a língua ao seu modo, sem deturpá-la. A língua permite isso. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)IV - V - I - II - VI - III.

b)V - IV - I - II - VI - III.

c)IV - VI - I - II - V - III.

d)IV - V - II - I - III - VI.


8.O sintagma e o paradigma pertencem à dicotomia saussuriana. O paradigma é o conjunto de componentes do qual você pode se valer para compor seu enunciado. Já o sintagma é a sua escolha. Sobre as relações sintagmáticas e paradigmáticas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Sintagma. II- Paradigma ( ) É potencialidade, isto é, toda nossa cultura, nosso conhecimento à nossa disposição para construção de ideias. ( ) É oposição distintiva, por exemplo: se eu utilizo “Hoje faz calor”, deixei de usar uma série de outros termos que se opõem... Amanhã, ontem... é como se fosse o “banco de reservas da língua”. ( ) É contraste entre termos presentes, por exemplo: “a casa branca”, o termo casa só tem valor quando há o contraste com aquele que vem antes ou depois. Linearidade da língua. ( ) Situa-se na memória do falante. Ninguém utiliza o que não conhece. Ao usar determinado termo, resgatamos em nossa memória o elemento que já nos pertence. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)II - II - I - I.

b)I - I - II - I.

c)I - II - I - I.

d)II - II - II - I.


9.Assim como muitos dos estudos dedicados aos fenômenos da língua, também a gramática, responsável por estudar e descrever a língua em seu uso, possui divisões. Na Língua Portuguesa, há diferentes tipos de gramática, cada uma com diferentes especificações. Dentre elas, podemos destacar a gramática normativa, a internalizada e a descritiva. Com base no que foi exposto, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à gramática descritiva:

a)A gramática descritiva somente estuda a norma padrão da língua.

b)A gramática descritiva trabalha o erro da mesma forma que a gramática normativa.

c)A abordagem descritiva não se preocupa em caracterizar o certo e o errado.

d)A gramática descritiva veicula um tipo de preconceito linguístico contra determinados usos.


10.Leia e analise o exemplo que segue: “Quando queremos dizer que “Um cachorro mordeu um menino”, podemos, dependendo do contexto onde está sendo feito o discurso, afirmar que: “Um cão mordeu o menino” ou “O canídeo mordeu o menino” ou, ainda, “O Totó mordeu o garoto”.” Dessa maneira, analise as seguintes opções acerca do(s) elemento(s) que nos oferece(m) as diversas possibilidades apresentadas no exemplo citado: I- O eixo sintagmático. II- O eixo paradigmático. III- O desvio dos significados. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a)Somente a opção I está correta.

b)Somente a opção II está correta.

c)Somente a opção III está correta.

d)As opções I e II estão corretas.


As variações linguísticas são mudanças que ocorrem na fala de um indivíduo para outro. Esta temática é apresentada nesta unidade com especial ênfase. Por momentos, falamos com formalidade, por outros, a linguagem informal se adapta melhor. Dependendo do contexto no qual estamos inseridos, aplicamos à fala algumas particularidades.

Esta adaptação da linguagem ocorre naturalmente na expressão oral. Um simples exemplo é quando estamos em uma reunião que trata de negócios: neste ambiente, nos expressamos diferente de quando estamos em um bar com os amigos ou em nossa casa com os familiares.

Marcos Bagno, linguista brasileiro, é considerado um brilhante pesquisador dessa área. Ele discute os fenômenos linguísticos de forma clara e simples e também aborda um tema muito delicado: o preconceito linguístico. Leia a entrevista dada por ele ao Jornal Extra Classe.

Foi também Marcos Bagno quem escreveu a obra A Língua de Eulália: novela sociolinguística. Vale a pena ler esta obra (disponível na Biblioteca Pearson) na íntegra, pois aborda de forma lúdica os principais conceitos da linguística.


Avaliação II - Linguística Aplicada à Língua Portuguesa (LET37)

1.Dentro dos estudos da linguística, os pesquisadores fazem a transcrição da fala de diferentes indivíduos para analisar as variantes. As variantes fonéticas são os sons da fala humana em suas diversas realizações e podem ser analisadas em termos de três aspectos: a articulação, a transmissão e a audição dos sons. Assim, na grafia de qualquer língua, a relação entre o som e a letra não é igual, ou seja, uma letra não corresponde sempre ao mesmo som e um som não é representado sempre pela mesma letra. Acerca dos métodos utilizados para as transcrições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para realizar a transcrição fonética, os pesquisadores apenas reescrevem o que os indivíduos falam, sem se preocupar com entonação, ritmo e pausas. ( ) Existe um alfabeto específico para a transcrição fonética, chamado IPA (Internacional Phonetic Alphabet, em português, Alfabeto Fonético Internacional). ( ) A transcrição da pronúncia é grafada entre colchetes. ( ) O pesquisador pode modificar a fala do indivíduo quando for transcrevê-la. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)V - V - F - V.

b)F - F - V - V.

c)V - F - F - F.

d)F - V - V - F.


2.A Fonologia é a ciência que estuda a linguagem, e dentro dela há inúmeras outras ramificações. A Fonética pode ser considerada o ramo da Linguística responsável pelo estudo da produção dos sons da fala e da recepção destes pelo interlocutor. Quanto à Fonética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Fonética estuda a escrita das palavras. ( ) O fonema é a unidade básica de estudo para a Fonética. ( ) O IPA foi criado para transcrever a fala com homogeneidade. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)V - F - V.

b)V - F - F.

c)F - F - V.

d)V - V - F.


3.Os estudos sociolinguísticos tratam da relação entre língua e sociedade, mostrando que a linguagem tem um funcionamento dinâmico, isto é, que ela possui um sistema que articula o comportamento linguístico e o social. Dessa forma, as diferenças no uso das variantes linguísticas correspondem às diversidades dos grupos sociais. Quando uma pesquisa sociolinguística ocorre para a coleta de dados a serem analisados, o pesquisador deve tomar alguns cuidados. Sobre esses cuidados, analise as sentenças a seguir: I- Ao entrar na comunidade que será pesquisada, o pesquisador deve evitar identificar-se como representante de universidades, para não causar desconfiança. II- O pesquisador deve explicar detalhadamente o motivo da pesquisa. III- O pesquisador sempre deve pedir permissão antes de gravar as entrevistas. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a)As sentenças I e II estão corretas.

b)Somente a sentença III está correta.

c)As sentenças II e III estão corretas.

d)As sentenças I e III estão corretas.


4.Dentre os principais benefícios da pesquisa sociolinguística, está o fato de desmistificar a ideia de que as pessoas falam errado. No Brasil, a ideia de país monolíngue ainda é veiculada, seja pela escola, pelas instituições sociais, políticas, religiosas ou pela mídia. Ainda não levamos em conta as variantes do português em contato com idiomas estrangeiros nas colônias de imigrantes, por exemplo. Assim, percebemos que não são consideradas todas as variantes linguísticas do português, sejam regionais e/ou sociais. Partindo disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Muitas pessoas podem ser excluídas da sociedade por seu jeito de falar. ( ) A língua é um modo de expressar cultura, crenças e valores. ( ) O sotaque das pessoas não pode ser considerado variante linguística. ( ) O preconceito linguístico não ocorre em sala de aula. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)F - V - F - V.

b)F - F - V - F.

c)V - V - F - F.

d)V - F - V - V.


5.A língua, do ponto de vista Darwiniano, é um organismo que nasce, cresce, se reproduz e morre. Assim, podemos afirmar que há uma semelhança entre a biologia e a linguística. De acordo com esta concepção, assinale a alternativa CORRETA:

a)Quando há interação entre falantes, não ocorrem mutações ou inovações linguísticas.

b)A pressão individual de cada falante produz uma seleção linguística entre seus usuários.

c)No mecanismo linguístico, existem traços distintivos que se combinam por meio da relação comunicativa.

d)A língua não pode ser compreendida como um conjunto de dialetos.


6.Quando o homem sentiu a necessidade de se comunicar, criou um sistema que hoje chamamos de linguagem, sendo verbal ou não verbal, que possuem inúmeras funções. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Podemos afirmar que, quando a língua morre, a cultura também morre. ( ) A língua tem como uma de suas principais funções registrar as transformações operadas pelo homem no meio em que vive. ( ) A linguagem não verbal é mais importante que a linguagem verbal. ( ) Nunca, em nenhum momento da história, uma língua teve maior prestígio que outra. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)V - F - V - V.

b)F - F - F - V.

c)F - V - V - F.

d)V - V - F - F.


7.Quando se aborda o tema descrição de variantes linguísticas, ocorre o que se chama de envelope de variação. Nele, as variantes que estão em confronto são analisadas. Acerca dos envelopes de variação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A situação de variação fonológica (ele quer dormir X ele qué durmi) é um item que se confronta na descrição de variantes linguísticas. ( ) Os fatores extralinguísticos (escolaridade, sexo, faixa etária) não influenciam na descrição de variantes linguísticas. ( ) Confrontam-se na descrição de variantes linguísticas as situações monomorfêmicas (menos) e as situações bimorfêmicas (pouco – poucos). ( ) Os casos de natureza sintática não influenciam na descrição de variantes linguísticas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)F - F - V - V.

b)V - F - V - F.

c)F - V - F - F.

d)V - V - F - V.


8.O fonema é o menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras. O fonema não deve ser confundido com a letra. Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Com base no exposto, analise as palavras a seguir quanto ao número de fonemas: I- A palavra "cambalacho" tem oito fonemas. II- Em "carretilha" há sete fonemas. III- Circunferência apresenta doze fonemas. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a)Somente a afirmativa III está correta.

b)As afirmativas I e II estão corretas.

c)Somente a afirmativa I está correta.

d)As afirmativas I e III estão corretas.


9.A Linguística é uma área do conhecimento que estuda a linguagem. Cabe, então, à Linguística tentar compreender os mais diversos tipos de variações linguísticas existentes no ato de produção da fala. Os tipos de variações linguísticas podem ser caracterizados como diacrônicos, diatópicos, diastráticos ou diamésicos. Sobre as variações linguísticas, analise as afirmativas a seguir: I- Em nenhum momento da história houve línguas mais ou menos prestigiadas. Todas sempre tiveram o mesmo valor. II- A ciência que estuda as variantes linguísticas e as variedades padrão e não padrão da língua é a Sociolinguística. III- Para conhecer as variantes linguísticas utilizadas em uma comunidade, é necessário que um pesquisador vá até a comunidade e realize entrevistas com os falantes. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a)As afirmativas I e III estão corretas.

b)Somente a afirmativa III está correta.

c)As afirmativas II e III estão corretas.

d)Somente a afirmativa II está correta.


10.A Fonologia é a ciência que estuda os sons que são produzidos dentro de uma determinada língua. As unidades fonológicas fazem parte do estudo desta ciência e podem ser consideradas as partes de formação das palavras. Acerca das unidades fonológicas, assinale a alternativa CORRETA:

a)O aparelho fonador produz sempre sons exatamente iguais.

b)Nem todas as línguas possuem estrutura fonológica.

c)O fonema é invariável, independente da sua colocação na palavra.

d)As unidades mínimas do sistema fonológico são chamadas de fonemas.


Assista ao vídeo que traz a explicação da resolução de uma questão ENADE cujo conteúdo abordado está relacionado à aquisição da linguagem:


Assista aos vídeos ENADE que seguem, nas quais você poderá relacionar discussões da Linguística Aplicada e Sociolinguística:

Questão 33, ENADE 2011:

QUESTÃO 25, ENADE 2014:

QUESTÃO 12, ENADE 2011:

QUESTÃO 34, ENADE 2011:

Questão 30, ENADE 2014:

Assim nos despedimos da Linguística Aplicada à Língua Portuguesa com as palavras de Charles Chaplin: “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.


Prof. Pedro Henrique

"Não basta saber, é preciso saber fazer." (Leonardo da Vinci)

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page